Qual a importância das embalagens nas vendas da minha empresa

Qual a importância das embalagens nas vendas da minha empresa
3 anos atrás

Por que investir nas embalagens?

Clientes exigentes e cada vez mais interessados em todas as relações que envolvem a empresa, seja com o meio ambiente, com a comunidade ao redor, ou com seus funcionários: essa é a realidade do mercado atual. As embalagens, entre outros aspectos da empresa e seus produtos, devem interagir com o seu público, apresentando seus valores e seu posicionamento no mercado de forma eficiente e clara. Assim, as embalagens se apresentam como ótimas ferramentas para realizar isso de forma contínua e natural. 

Todas as escolhas relativas às embalagens usadas por uma empresa passam uma mensagem para os clientes. Desde a escolha do material, se é biodegradável ou não, sua origem, se foi produzida seguindo os princípios da consciência ecológica, até a escolha das cores e a disposição das informações, nada passa despercebido. E quanto maior a identificação do cliente com os valores que o produto transmite, sejam aqueles livres de testes em animais, ou de uma empresa que apoia uma causa, além da venda do próprio produto, tudo que elevar o nível de identificação do cliente com o produto aumentará as chances de consumo.

A embalagem oferece ainda uma experiência sensorial ao cliente e quanto melhor, maiores as chances da venda se repetir. Essas experiências envolvem desde a facilidade de se abrir a embalagem, de guardar antes do consumo ou após uso parcial, se pode ser identificado facilmente entre os produtos concorrentes e muitos outros fatores. Por isso é tão importante que cada detalhe da embalagem seja pensado cuidadosamente. 

 Quais os principais benefícios do uso de embalagens?

Uma embalagem criada com elevado padrão de qualidade tanto em sua matéria-prima, como nos processos de produção, gera maior confiabilidade, previne danos e perdas, garantindo maiores lucros para a  empresa, além de diminuir o número de reclamações entre os clientes. Entre os diversos benefícios das embalagens estão:

  • Transmissão de credibilidade, criando uma experiência positiva e fidelizando os clientes; 
  • Agrega valor ao produto ao trazer propostas inovadoras, conscientes ou divertidas;
  • Fortalecem a marca ao transmitirem valores de qualidade superiores aos dos concorrentes;
  • Reduzem as perdas, evitando a venda de produtos danificados e consequentes trocas;
  • Promovem aumento das vendas, uma vez que embalagens de qualidade geram maior aceitação do público-alvo, além de aumentar as chances de sua marca se tornar referência na área de atuação.

Armazenagem, manuseio, movimentação e transporte, uma embalagem de qualidade deve ser projetada para passar por essas etapas do processo logístico garantindo a integridade do produto.

Os impactos sofridos durante estoque, transporte e armazenagem dos produtos devem ser previstos nesse processo de criação da embalagem, garantindo a redução de perdas e danos. 

O uso de embalagens inteligentes deve atender às necessidades específicas de cada produto, garantindo que se mantenham invioláveis e seguras, preservando as características dos produtos, bem como as suas qualidades.

A falta de investimento em embalagens adequadas pode resultar não apenas em prejuízo ao produto, como também afetar a relação do cliente com a empresa, que se sentirá lesado ao adquirir produtos danificados.

Fonte Sebrae

Publicado 20/06/2020